POR
CONTA DA DISPONIBILIDADE DE SALAS, AS APRESENTAÇÕES MUDARAM PARA: SEXTA, 24/11,
DAS 16h ÀS 18h15min.
ATENÇÃO: A
COORDENAÇÃO DO EVENTO VAI DISPONIBILIZAR APARELHOS DE PROJEÇÃO, PORÉM, CADA
PARTICIPANTE DEVERÁ PROVIDENCIAR O COMPUTADOR PARA A APRESENTAÇÃO.
IMPORTANTE:
Cada participante disporá de 15 minutos para exposição de seu trabalho. Ao
final da sessão, o/a coordenador/a promoverá o debate entre todos os presentes.
Grupo de Comunicações 01 – GT 2. Formação
de professores de E/LE
Coordenação: Cícero Anastácio
Araújo de Miranda
Local: Sala 01 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
CÍCERO MIRANDA
|
UFC
|
UMA PROPOSTA DE PESQUISA SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOCULTURAL E
DISCURSIVA NO ENSINO DE LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA DOS (MULTI) LETRAMENTOS.
|
16h15min
|
ANTÔNIA DALETE
VIEIRA GOMES
|
UFC
|
A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO PROCESSO DE
LETRAMENTO EM E/LE PARA ALUNOS DE CURSO LIVRE
|
16h30min
|
TATIANE XAVIER
DA SILVA
|
UFC
|
O PROCESSO DE
INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURRÍCULO DA
EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
|
16h45min
|
RAPHAEL CHAVES
|
UFC
|
ENTRE O
ORIENTADO E O FEITO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTE DE LÍNGUA ESPANHOLA
|
17h
|
ANTÔNIA DALETE
VIEIRA GOMES
|
UFC
|
A IMPORTÂNCIA
DOS TEXTOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE ELE
|
Grupo de Comunicações 02 – GT 8. Didáticas para o Ensino de E/LE.
Coordenação: Sara de Paula Lima
Local: Sala 02 – Bloco de Letras Noturno
– Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
RAIMUNDO NONATO MOURA FURTADO
|
UFC
|
A PRODUÇÃO ESCRITA EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA
PROPOSTA DIALÓGICO–COOPERATIVA.
|
NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO
|
UECE
|
||
16h15min
|
LUCINEUDO MACHADO IRINEU
|
UECE
|
A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE ELE: PRINCÍPIOS TEÓRICOS E
METODOLÓGICOS
|
16h30min
|
SARA DE PAULA LIMA
|
UFC
|
O COMPONENTE INTERCULTURALIDADE NA DIDÁTICA DA COMPREENSÃO ORAL
|
16h45min
|
KÉLVYA FREITAS ABREU
|
IF SERTÃO - PE
|
PRÁTICAS DE LEITURA E INTERCULTURALIDADE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA
ESTRANGEIRA: DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR
|
17h
|
MARIA OCENÉIA DOS SANTOS ROCHA
|
UECE
|
A HABILIDADE ORAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS
|
Grupo de Comunicações 03 – GT 4. Práticas discursivas e Ensino de
E/LE
Coordenação: Germana da Cruz Pereira e Georgia da
Cruz Pereira
Local: Sala 04 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
ANA BEATRIZ DE VASCONCELOS
|
UFC
|
O SEGREDO PARA O FUNCIONAMENTO DO PROCESSO NO SERIADO TELEVISIVO 3%
|
MARIA ADNA DA CRUZ SILVA
|
UFC
|
||
16h15min
|
GABRIEL CORDEIRO DOS SANTOS
|
UFC
|
JOGOS DE PODER: ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS INFLUÊNCIAS POLÍTICASNO
SERIADO HOUSE OF CARDS
|
16h30min
|
LUCIANA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
|
UFC
|
O FEMININO EM HOUSE OF CARDS
|
16h45min
|
VILEMAR MARTINS MARCELINO
|
UFC
|
HOUSE OF CARDS: CONCEPÇÕES DE LEALDADE NO DISCURSO DE FRANK UNDERWOOD
|
Grupo de Comunicações 04 – GT 9. O ensino de E/LE e as relações
com os letramentos; 7. Representações
Sociais e Construção de Identidades e o Ensino de E/LE e GT
8. Didáticas para o Ensino de E/LE
Coordenação: Hiran Nogueira Moreira
Local: Sala 06 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
LUCILA CARNEIRO GUADELUPE
|
UFJF
|
GÊNEROS COMO MEDIADORES CULTURAIS: A INTERCULTURALIDADE NOS LIVROS
DIDÁDICOS DE E/LE
|
16h15min
|
LYA OLIVEIRA DA SILVA SOUZA PARENTE
|
UECE
|
CHARGE COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
|
SIMONE FREITAS RODRIGUES COSTA
|
UECE
|
||
HIRAN NOGUEIRA MOREIRA
|
IFCE
|
||
16h30min
|
MARIA APARECIDA MOURA DE LIMA
|
UECE
|
“CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL DA UECE SOBRE O USO DO
TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA”
|
16h45min
|
MICHELLE SOARES PINHEIRO
|
IFCE
|
LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO:
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER NAS ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO
“ENLACES” E NA MÚSICA “CHANTAJE”
|
ANTONIA DILAMAR ARAÚJO
|
UECE
|
Grupo de Comunicações 05 – GT 9. O ensino de E/LE e as relações
com os letramentos; 7. Representações
Sociais e Construção de Identidades e o Ensino de E/LE e GT
8. Didáticas para o Ensino de E/LE
Coordenação: Maria Celça Ferreira
dos Santos
Local: Sala 10 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
MARIA CELÇA FERREIRA DOS SANTOS
|
UECE
|
A EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE COLEGAS DE TRABALHO COMO CAMPO PARA O
EXERCÍCIO DOCENTE.
|
16h15min
|
FÁTIMA THAÍS DE ALMEIDA REINALDO
|
UFC
|
A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA
EXPERIÊNCIA DO CURSO ESPANHOL ACESSÍVEL
|
DAYANA DA SILVA ALVES RODRIGUE
|
|||
ORIENTADORA: BEATRIZ FURTADO ALENCAR LIMA
|
|||
16h30min
|
ROSEMBERG GOMES NASCIMENTO
|
SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO - PE
|
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ESPANHOL DO MUNICÍPIO DO CABO:
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
|
16h45min
|
MAYARA MENEZES VIANA
|
U. COMPLUTENSE DE MADRID
|
APRENDER A
ESCUCHAR: CAMINOS PARA EL ANÁLISIS Y PRODUCCIÓN DE ACTIVIDADES AUDITIVAS DE
ESPAÑOL/LE
|
TIAGO ALVES NUNES
|
SEDUC - CE
|
Grupo de Comunicações 06 – GT
1. Políticas Linguísticas e Ensino de E/LE;
GT 2. Formação de professores
de E/LE; GT 4. Práticas discursivas e
Ensino de E/LE
Coordenação: Graziele Ferreira dos Anjos
Local: Sala 11 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
GILVÂNIO SOUZA DOS SANTOS
|
UNEB
|
ESPANHOL EM TEMPOS DIFÍCEIS: UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIZAÇÃO DISCENTE
QUESTIONADORA DA FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
|
VIANI DA SILVA SOARES
|
|||
16h15min
|
CHARLENE CIDRINI FERREIRA
|
CEFET/RJ
|
O TRABALHO DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS
CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUA ESPANHOLA
|
16h30min
|
GRAZIELE FERREIRA DOS ANJOS
|
UFF
|
O (NÃO) LUGAR DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA DA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO DO RIO DE JANEIRO
|
16h45min
|
VIANI DA SILVA SOARES
|
UNEB
|
ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER EM PANTALEÃO E AS VISITADORAS
|
GILVÂNIO SOUZA DOS SANTOS.
|
Grupo de Comunicações 07 – GT 10. Cultura e Ensino de E/LE e GT 12.
Literatura e Ensino de E/LE
Coordenação: Yls Rabelo Câmara
Local: Sala 12 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
YZY MARIA RABELO CÂMARA
|
JOHN F.
|
SHAKESPEARE E CERVANTES, QUATROCENTOS ANOS DEPOIS: APROXIMAÇÕES E
AFASTAMENTOS.
|
YLS RABELO CÂMARA
|
SANTIAGO DE C.
|
||
16h15min
|
YLS RABELO CÂMARA
|
SANTIAGO DE C.
|
A GUERRA CIVIL ESPANHOLA PLASMADA NO FILME LOS GIRASOLES CIEGOS: UM
TEMA DE DISCUSSÃO EM SALA DE AULA COM ALUNOS AVANZADOS DE ELE
|
YZY MARIA RABELO CÂMARA
|
JOHN F.
|
||
16h30min
|
GERARDO A. GODOY FAJARDO
|
UFRN
|
CULTURA HISPÁNICA EN LA UNIVERSIDAD BRASILEÑA
|
16h45min
|
CARLOS ALBERTO SILVA
|
U. A DE ASUNCIÓN
|
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO FORMA DE
APRENDIZAGEM NAS AULAS DE ESPANHOLNO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO
MUNICÍPIO DE OLINDA-PE
|
17h
|
RAISSA DE FRANÇA SILVA
|
UFPE
|
O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA VINCULADO À LITERATURA
|
CÍNTIA ALEXANDRINA FRANÇA DE LIMA
|
UFPE
|
||
17h15min
|
BRUNA LOPES ARAUJO
|
UFBA
|
LITERATURA E
EDUCAÇÃO: DISCUTINDO A RESSIGNIFICAÇÃO DE MEMÓRIAS AFRO DIASPÓRICAS NO ENSINO
DE E/LE
|
17h30min
|
TISSIANE DE JESUS MENA BARRETO
|
UNEB
|
CORTÁZAR ANTES DO
BOOM: SUA FORMAÇÃO COMO ESCRITOR ATUANTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE LITERÁRIA LATINO-AMERICANA
|
ORIENTADORA: ADRIANA DE BORGES GOMES
|
Grupo de Comunicações 08 – GT 8. Didáticas
para o Ensino de E/LE
Coordenação: Ramile Gonzaga de Jesus Souza
Local: Sala 13 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA
|
UNEB
|
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS ELE
|
RAMILE GONZAGA DE JESUS SOUZA
|
|||
ORIENTADORA: ALINE SILVA GOMES
|
|||
16h15min
|
RAMILE GONZAGA DE JESUS SOUZA
|
UNEB
|
UM
ESTUDO SOBRE A AUSÊNCISA DO ENSNO DE ESPANHOL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE
SALVADOR/BA: VIÉS METODOLÓGICO
|
ORIENTADOR: MARCO LUIZ M. DE OLIVEIRA.
|
|||
16h30min
|
ANGEL CAÑETE GÓMEZ
|
UECE
|
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDATICA PARA O ENSINO DA PRONÚNCIA E DA
CORREÇÃO A NÍVEL SUPRASSEGMENTAL DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA BRASILEIROS
|
16h45min
|
MARIA VALDÊNIA FALCÃO
|
UFC
|
PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE
ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
|
HECTOR ALEXANDER VALERIANO RODRIGUEZ
|
Grupo de Comunicações 09 –– GT 8. Didáticas
para o Ensino de E/LE
Coordenação: Djeiny Drielly Lopes de Freitas Nascimento
Local: Sala 14 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
|
PARTICIPANTE
|
INSTITUIÇÃO
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
16h
|
ALESSANDRA SANTOS
|
UNEB
|
TRABAJANDO
VALORES EN LAS CLASES DE ESPAÑOL: POR UNA ENSEÑANZA MÁS HUMANIZADA
|
ALINE DE OLIVEIRA BASTOS
|
|||
16h15min
|
ALINE
DE OLIVEIRA BASTOS
|
UNEB
|
O MÉTODO VERBO TONAL COMO BASE
PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DO SOM [Β] NAS AULAS DE LÍNGUA
ESPANHOLA PARA ESTUDANTE BRASILEIRO
|
ORIENTADORA:
PROFª DRª ADRIANA DE BORGES GOMES
|
|||
16h30min
|
DJEINY
DRIELLY LOPES DE FREITAS NASCIMENTO
|
UEPB
|
O
ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE
ENSINO/APRENDIZAGEM DE ELE
|
16h45min
|
ISIS
DAYLANE DA SILVA NUNES
|
UFRN
|
AS
ATIVIDADES DE TRADUÇÃO NO salvador
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)
|
MAYARA
ALINE GRILO
|
|||
RENY
GOMES MALDONADO
|
|||
17h
|
MARIA
DAS VITORIAS DA SILVA SANTOS
|
UFRN
|
TRADAPTAÇÃO
- DOIS GÊNEROS UMA MESMA HISTORIA: DO CONTO AO CORDEL
|
17h15min
|
RENATA
RANIELLE CÂMARA LIMA
|
Sala de
Apoio – Sala 17 – Bloco de Letras
Noturno – Área I CH UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário