LOCAL DE APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS



POR CONTA DA DISPONIBILIDADE DE SALAS, AS APRESENTAÇÕES MUDARAM PARA: SEXTA, 24/11, DAS 16h ÀS 18h15min.

ATENÇÃO: A COORDENAÇÃO DO EVENTO VAI DISPONIBILIZAR APARELHOS DE PROJEÇÃO, PORÉM, CADA PARTICIPANTE DEVERÁ PROVIDENCIAR O COMPUTADOR PARA A APRESENTAÇÃO.

IMPORTANTE: Cada participante disporá de 15 minutos para exposição de seu trabalho. Ao final da sessão, o/a coordenador/a promoverá o debate entre todos os presentes.

Grupo de Comunicações 01 – GT 2.      Formação de professores de E/LE
Coordenação: Cícero Anastácio Araújo de Miranda
Local: Sala 01 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC
HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
CÍCERO MIRANDA
UFC
UMA PROPOSTA DE PESQUISA SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOCULTURAL E DISCURSIVA NO ENSINO DE LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA DOS (MULTI) LETRAMENTOS.
16h15min
ANTÔNIA DALETE VIEIRA GOMES
UFC
A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM E/LE PARA ALUNOS DE CURSO LIVRE
16h30min
TATIANE XAVIER DA SILVA
UFC
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
16h45min
RAPHAEL CHAVES
UFC
ENTRE O ORIENTADO E O FEITO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTE DE LÍNGUA ESPANHOLA
17h
ANTÔNIA DALETE VIEIRA GOMES
UFC
A IMPORTÂNCIA DOS TEXTOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE ELE



Grupo de Comunicações 02 – GT 8. Didáticas para o Ensino de E/LE.
Coordenação: Sara de Paula Lima
Local: Sala 02 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
RAIMUNDO NONATO MOURA FURTADO
UFC
A PRODUÇÃO ESCRITA EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA DIALÓGICO–COOPERATIVA.
NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO
UECE
16h15min
LUCINEUDO MACHADO IRINEU
UECE
A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE ELE: PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
16h30min
SARA DE PAULA LIMA
UFC
O COMPONENTE INTERCULTURALIDADE NA DIDÁTICA DA COMPREENSÃO ORAL
16h45min
KÉLVYA FREITAS ABREU
IF SERTÃO - PE
PRÁTICAS DE LEITURA E INTERCULTURALIDADE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR
17h
MARIA OCENÉIA DOS SANTOS ROCHA
UECE
A HABILIDADE ORAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS




Grupo de Comunicações 03 – GT 4. Práticas discursivas e Ensino de E/LE
Coordenação: Germana da Cruz Pereira e Georgia da Cruz Pereira
Local: Sala 04 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
ANA BEATRIZ DE VASCONCELOS
UFC
O SEGREDO PARA O FUNCIONAMENTO DO PROCESSO NO SERIADO TELEVISIVO 3%
MARIA ADNA DA CRUZ SILVA
UFC
16h15min
GABRIEL CORDEIRO DOS SANTOS
UFC
JOGOS DE PODER: ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS INFLUÊNCIAS POLÍTICASNO SERIADO HOUSE OF CARDS
16h30min
LUCIANA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
UFC
O FEMININO EM HOUSE OF CARDS
16h45min
VILEMAR MARTINS MARCELINO
UFC
HOUSE OF CARDS: CONCEPÇÕES DE LEALDADE NO DISCURSO DE FRANK UNDERWOOD




Grupo de Comunicações 04 – GT 9. O ensino de E/LE e as relações com os letramentos; 7.      Representações Sociais e Construção de Identidades e o Ensino de E/LE e GT 8.      Didáticas para o Ensino de E/LE
Coordenação: Hiran Nogueira Moreira
Local: Sala 06 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
LUCILA CARNEIRO GUADELUPE
UFJF
GÊNEROS COMO MEDIADORES CULTURAIS: A INTERCULTURALIDADE NOS LIVROS DIDÁDICOS DE E/LE
16h15min
LYA OLIVEIRA DA SILVA SOUZA PARENTE
UECE
CHARGE COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
SIMONE FREITAS RODRIGUES COSTA
UECE
HIRAN NOGUEIRA MOREIRA
IFCE
16h30min
MARIA APARECIDA MOURA DE LIMA
UECE
“CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL DA UECE SOBRE O USO DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA”
16h45min
MICHELLE SOARES PINHEIRO
IFCE
LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER NAS ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO “ENLACES” E NA MÚSICA “CHANTAJE”
ANTONIA DILAMAR ARAÚJO
UECE





Grupo de Comunicações 05 – GT 9. O ensino de E/LE e as relações com os letramentos; 7.      Representações Sociais e Construção de Identidades e o Ensino de E/LE e GT 8.      Didáticas para o Ensino de E/LE
Coordenação: Maria Celça Ferreira dos Santos
Local: Sala 10 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
MARIA CELÇA FERREIRA DOS SANTOS
UECE
A EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE COLEGAS DE TRABALHO COMO CAMPO PARA O EXERCÍCIO DOCENTE.
16h15min
FÁTIMA THAÍS DE ALMEIDA REINALDO
UFC
A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO ESPANHOL ACESSÍVEL
DAYANA DA SILVA ALVES RODRIGUE
ORIENTADORA: BEATRIZ FURTADO ALENCAR LIMA
16h30min
ROSEMBERG GOMES NASCIMENTO
SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO - PE
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ESPANHOL DO MUNICÍPIO DO CABO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
16h45min
MAYARA MENEZES VIANA
U. COMPLUTENSE DE MADRID
APRENDER A ESCUCHAR: CAMINOS PARA EL ANÁLISIS Y PRODUCCIÓN DE ACTIVIDADES AUDITIVAS DE ESPAÑOL/LE
TIAGO ALVES NUNES
SEDUC - CE





Grupo de Comunicações 06 – GT 1.      Políticas Linguísticas e Ensino de E/LE;  GT 2.      Formação de professores de E/LE;  GT 4. Práticas discursivas e Ensino de E/LE
Coordenação: Graziele Ferreira dos Anjos
Local: Sala 11 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
GILVÂNIO SOUZA DOS SANTOS
UNEB
ESPANHOL EM TEMPOS DIFÍCEIS: UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIZAÇÃO DISCENTE QUESTIONADORA DA FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
VIANI DA SILVA SOARES
16h15min
CHARLENE CIDRINI FERREIRA
CEFET/RJ
O TRABALHO DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUA ESPANHOLA
16h30min
GRAZIELE FERREIRA DOS ANJOS
UFF
O (NÃO) LUGAR DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO
16h45min
VIANI DA SILVA SOARES
UNEB
ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER EM PANTALEÃO E AS VISITADORAS
GILVÂNIO SOUZA DOS SANTOS.







Grupo de Comunicações 07 – GT 10. Cultura e Ensino de E/LE e GT 12. Literatura e Ensino de E/LE
Coordenação: Yls Rabelo Câmara
Local: Sala 12 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
YZY MARIA RABELO CÂMARA
JOHN F.
SHAKESPEARE E CERVANTES, QUATROCENTOS ANOS DEPOIS: APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS.
YLS RABELO CÂMARA
SANTIAGO DE C.
16h15min
YLS RABELO CÂMARA
SANTIAGO DE C.
A GUERRA CIVIL ESPANHOLA PLASMADA NO FILME LOS GIRASOLES CIEGOS: UM TEMA DE DISCUSSÃO EM SALA DE AULA COM ALUNOS AVANZADOS DE ELE
YZY MARIA RABELO CÂMARA
JOHN F.
16h30min
GERARDO A. GODOY FAJARDO
UFRN
CULTURA HISPÁNICA EN LA UNIVERSIDAD BRASILEÑA
16h45min
CARLOS ALBERTO SILVA
U. A DE ASUNCIÓN
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE ESPANHOLNO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE OLINDA-PE
17h
RAISSA DE FRANÇA SILVA
UFPE
O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA VINCULADO À LITERATURA
CÍNTIA ALEXANDRINA FRANÇA DE LIMA
UFPE
17h15min
BRUNA LOPES ARAUJO
UFBA
LITERATURA E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO A RESSIGNIFICAÇÃO DE MEMÓRIAS AFRO DIASPÓRICAS NO ENSINO DE E/LE
17h30min
TISSIANE DE JESUS MENA BARRETO
UNEB
CORTÁZAR ANTES DO BOOM: SUA FORMAÇÃO COMO ESCRITOR ATUANTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LITERÁRIA LATINO-AMERICANA
ORIENTADORA: ADRIANA DE BORGES GOMES





Grupo de Comunicações 08 – GT 8.      Didáticas para o Ensino de E/LE
Coordenação: Ramile Gonzaga de Jesus Souza
Local: Sala 13 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h
SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA
UNEB
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS ELE
RAMILE GONZAGA DE JESUS SOUZA
ORIENTADORA: ALINE SILVA GOMES
16h15min
RAMILE GONZAGA DE JESUS SOUZA
UNEB
UM ESTUDO SOBRE A AUSÊNCISA DO ENSNO DE ESPANHOL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SALVADOR/BA: VIÉS METODOLÓGICO
ORIENTADOR: MARCO LUIZ M. DE OLIVEIRA.
16h30min
ANGEL CAÑETE GÓMEZ
UECE
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDATICA PARA O ENSINO DA PRONÚNCIA E DA CORREÇÃO A NÍVEL SUPRASSEGMENTAL DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA BRASILEIROS
16h45min
MARIA VALDÊNIA FALCÃO
UFC
PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
HECTOR ALEXANDER VALERIANO RODRIGUEZ




Grupo de Comunicações 09 –– GT 8.      Didáticas para o Ensino de E/LE
Coordenação: Djeiny Drielly Lopes de Freitas Nascimento
Local: Sala 14 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC

HORÁRIO
PARTICIPANTE
INSTITUIÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO
16h

ALESSANDRA SANTOS
UNEB
TRABAJANDO VALORES EN LAS CLASES DE ESPAÑOL: POR UNA ENSEÑANZA MÁS HUMANIZADA
ALINE DE OLIVEIRA BASTOS
16h15min
ALINE DE OLIVEIRA BASTOS
UNEB
O MÉTODO VERBO TONAL COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DO SOM [Β] NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA ESTUDANTE BRASILEIRO
ORIENTADORA: PROFª DRª ADRIANA DE BORGES GOMES
16h30min
DJEINY DRIELLY LOPES DE FREITAS NASCIMENTO
UEPB
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ELE
16h45min
ISIS DAYLANE DA SILVA NUNES
UFRN
AS ATIVIDADES DE TRADUÇÃO NO salvador
 COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)
MAYARA ALINE GRILO
RENY GOMES MALDONADO
17h
MARIA DAS VITORIAS DA SILVA SANTOS
UFRN
TRADAPTAÇÃO - DOIS GÊNEROS UMA MESMA HISTORIA: DO CONTO AO CORDEL
17h15min
RENATA RANIELLE CÂMARA LIMA

Sala de Apoio – Sala 17 – Bloco de Letras Noturno – Área I CH UFC


Nenhum comentário:

Postar um comentário